Dicas para a Semana da Família na paróquia

11.Julho.2019
 



Todo ano, em meados de agosto, a Igreja Católica celebra no Brasil a Semana Nacional da Família, com o objetivo de reunir as famílias e fazer com que elas compreendam seu papel dentro da Igreja e, especialmente na sociedade.

O tema “A família, como vai?”, proposto pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e a Comissão Nacional da Pastoral Familiar para o ano de 2019 quer trazer uma reflexão sobre o que é família, quais são seus desafios e compromissos e como deve ser a relação dela com Deus.

Sua paróquia ainda não se organizou para a Semana da Família? Continue a leitura e confira algumas dicas para aproveitar essa celebração da melhor maneira.

O que é a Semana Nacional da Família?


Organizada pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF), a Semana Nacional da Família faz parte do calendário de praticamente todas as paróquias do Brasil e, em sua maioria, acontece na semana seguinte ao dia dos pais, em agosto, por ser o mês vocacional.

Com início em 1992, a iniciativa foi uma resposta à necessidade de se fazer alguma coisa em defesa e ao fortalecimento da família, uma vez que seus valores vêm se perdendo na nossa sociedade.

#1 Crie uma programação que inclua toda a família


Se estamos falando da Semana da Família, nada mais justo do que incluir atividades para cada membro dela na sua programação. Além de render boas lembranças para os participantes, levar pai, mãe e filhos à Igreja é um passo fundamental para engajar mais famílias no serviço à comunidade. Pense em atividades que possam envolver as crianças, seja uma encenação teatral, uma contação de histórias com uma parábola do Evangelho ou uma música. Lembre-se dos adolescentes e dos jovens, criando algo específico para essa faixa etária que é mais tímida, mas gosta de ser lembrada. Para os adultos, certamente, não faltarão momentos. Mas, pense nas fragilidades dos casais, o que eles precisam ouvir, o que precisam experimentar e separe momentos especiais para a reflexão da vida a dois, como homem e mulher, além da espiritualidade como pai e mãe com os filhos. Ah, os avós, tios e padrinhos também merecem uma lembrança!

#2 Envolva outras pastorais na organização


Para que a promoção da Semana da Família seja universal e participativa, é importante incluir pastorais e movimentos da Igreja que não necessariamente tenham a ver com a família. Cada grupo pode contribuir com um testemunho, por exemplo, ou ficando responsável por uma atividade conforme a faixa etária ou dia da semana. Assim, somando esforços de todos que amam a família e prezam por ela, o resultado será incrível!

#3 Ofereça conteúdos de formação


A Semana da Família pode ser uma excelente oportunidade para ministrar formações de temas relacionados à família. Aproveite o espaço para falar sobre assuntos que precisam ser abordados para uma relação saudável entre pais e filhos, maridos e esposas, como: vida em casal, planejamento familiar, dicas para educar os filhos na fé, respeito e educação com os mais velhos etc. Veja na sua comunidade quais temas são mais pertinentes a serem trabalhados e procure pessoas que tenham propriedade para falar sobre eles.  

#4 Realize ações sociais


Que tal promover ações de doação em favor de famílias carentes? Há quem esteja precisando de alimento, roupas para se aquecer, produtos de higiene pessoal, entre outros. Ser luz para a vida em sociedade é fazer o que Cristo faria se aqui na terra estivesse! Convide participantes da Semana da Família de sua paróquia a serem voluntários nessa missão. 

#5 Celebre um momento com toda a comunidade


Além dos momentos específicos, um com toda a comunidade é um marco especial! Pode ser uma missa festiva, um momento de adoração ao Santíssimo, um louvor etc. O formato cada paróquia decide. Dependendo de cada realidade, é possível organizar um passeio, um piquenique ou um grande almoço no salão da Igreja. O que vale mesmo é celebrar em intenção das famílias! Essa comemoração pode ser uma ótima oportunidade de reunir e partilhar as experiências dos participantes durante a semana que passou e motivar os que não puderam participar para o próximo ano.

E aí, gostou das nossas dicas? Que a Semana Nacional da Família na sua paróquia seja muito especial para toda a comunidade!

 
 
 
 
 
 
Comente com o facebook
 
 
Um projeto da
 
Conheça nossas soluções
  •  
  •  
  •  
  •  
Redes sociais
  •