É importante controlar o caixa da paróquia?

30.Janeiro.2019
 

A realidade das igrejas no que diz respeito às finanças muitas vezes pode deixar a desejar no quesito excelência.

Há um controle de verba, mas será mesmo que ele é feito de maneira correta?

As falhas humanas geram a maioria dos problemas na hora de conduzir os processos. Por isso, é muito importante estar atento a alguns pontos no dia a dia para evitá-las.

Confira!

# Entender a importância do controle

É imprescindível que haja controle do que entra e sai do caixa para organizar e quitar as contas de luz e água, não só da paróquia como da casa paroquial, bem como fazer pagamentos em dia para os funcionários da secretaria, limpeza, acertar o salário do Padre e isso tudo de acordo com as regras da CLT. Além desses custos, há as despesas com estoque de velas, hóstias, flores, entre outros. Essas são apenas algumas das saídas de dinheiro do caixa. Ou seja, se não houver uma boa administração desse dinheiro proveniente do dízimo e ofertas, corre-se o grande risco de haver um desfalque e a igreja começar a ter dívidas.

Claro que, em muitos casos falta dinheiro para suprir todas as necessidades da paróquia dependendo do seu tamanho, mas, justamente porque a igreja vive da providência divina é que é necessário se organizar, fazer o possível para não haver nenhum gargalo ou falha no controle.

# Atenção nunca é demais

Após conscientizar-se da grande responsabilidade de bem controlar as finanças paroquiais, vem um segundo passo: atuar sempre com prudência e muita atenção.

Falhas acontecem, mas não podem ser recorrentes e muito menos por falta de zelo. Cuidar das finanças da igreja não pode ser apenas mais uma função empregatícia de alguém, mas sim um compromisso verdadeiro com as coisas de Deus, pois se as finanças da paróquia não vão bem, a igreja não vai bem. Isso impacta no conforto e em diversos aspectos no recebimento dos fiéis na casa de Deus.  É preciso sempre ter o máximo de zelo, afinal, estamos cuidando de um lugar verdadeiramente sagrado.


# Conferências diárias

Nem sempre a paróquia vai ter um sistema de gestão que facilite o trabalho do responsável pela administração financeira, então, para casos assim, que ainda são a maioria infelizmente, é preciso criar um fluxo de trabalho de análises periódicas.

Ou seja, fazer conferências diárias é o mínimo a ser realizado. A ideia é que ao final de cada dia se faça a seguinte conta:

Saldo inicial do dia + Dinheiro que entrou no dia - Dinheiro que saiu no dia = Saldo final do dia

Se ao longo do dia você anotar toda movimentação realizada e anexar os respectivos comprovantes num livro de finanças paroquiais, facilita para não se perder mais em meio aos processos, afinal, você efetivou registros. Depois, implementando essa simples fórmula fica ainda mais simples ir acompanhando a evolução ao longo do mês.

# Conhecimento que agrega

Boa vontade e organização já representam meio caminho andado, mas nunca superam o conhecimento.


Realizar cursos de gestão financeira, buscar referências de atuação, ler nossos blogposts, se aprimorar cada vez mais na área, sempre será positivo para crescimento e melhor condução dos processos. É preciso preocupar-se em saber fazer.

Não deixe de lado as oportunidades de desenvolvimento para bem aplicar seu trabalho em prol da casa de Deus e da evangelização.

# Idoneidade e fé

Acima de tudo, cuidar bem das finanças da paróquia e de forma idônea é um compromisso com a fé. Afinal, em nossa fé não é aceitável condutas relacionadas a fraudes, muito menos na casa de Deus. Seria um contratestemunho.

Então, quanto mais a igreja puder priorizar o cuidado, a atenção, dedicação, os registros, melhor. Dessa forma, às claras, não há porque os fiéis desconfiarem de condutas ou duvidarem dos destinos dados à verba ofertada.

Por isso, nossas soluções DízimoFiel e ServoTicket estão no mercado para somar na condução dos processos e facilitar as movimentações financeiras paroquiais, garantindo toda a segurança e transparência necessárias para lidar com o dinheiro que o povo destina como contribuição na obra de Deus e em Sua casa.

Confira um pouco mais sobre como funcionam os nossos produtos. Com certeza eles auxiliarão no controle, eficiência e agilidade necessárias na administração de recursos da paróquia. Clique aqui!
 

 
 
 
 
 
 
Comente com o facebook
 
 
Um projeto da
 
Conheça nossas soluções
  •  
  •  
  •  
  •  
Redes sociais
  •