Como tornar a secretaria da Igreja um espaço acolhedor?

27.Janeiro.2020
 

A Igreja existe para ajudar as pessoas nos assuntos relacionados às questões espirituais e de encontro com Deus. Neste aspecto, a secretaria da Igreja é um ambiente onde, muitas vezes, o visitante tem a sua primeira experiência com a comunidade, seja pela necessidade de verificar algum assunto burocrático ou, que envolva a caminhada do fiel no caminho do Senhor. 
 
No momento em que o fiel procura a secretaria da Igreja, as secretárias têm a oportunidade de bem acolher e, com muito zelo e responsabilidade, tirar as dúvidas dele. De forma calorosa e simpática, sua responsabilidade é atende-lo de maneira que o faça se sentir bem e, ali, possa encontrar o seu lugar. 
 
O objetivo principal deste texto é trazer para você, secretária(o) de Igreja, o quanto seu trabalho é importante e faz toda a diferença. A seguir, saiba mais sobre como tornar a secretaria um espaço acolhedor a serviço de toda a comunidade.
 

Formação é importante

Para as pessoas que realizam o atendimento na secretaria da Igreja, é fundamental ter conhecimento de informações como quais são os sacramentos, os horários de missa da comunidade ou paróquia, as atividades pastorais que existem na comunidade, entre outros. 

Ser um agente ativo na Igreja também é interessante, uma vez que, a vivência é a melhor maneira de dominar qualquer assunto!
 

Simpatia e empatia
Quando o fiel procura a secretaria, ele precisa resolver algum problema ou, encaminhar alguma demanda importante. Portanto, é imprescindível que a recepção seja respeitosa, simpática e empática. 

Ouça com atenção o que o fiel tem a dizer para dar-lhe boas e convenientes instruções. Se esforce para ajudá-lo no que precisa. Certamente, ele perceberá sua vontade de atendê-lo (ou não). Faça ao fiel aquilo que você gostaria que fizessem para você!
 

Organização é fundamental

Como é agradável aos olhos chegar em algum lugar e, perceber lá um ambiente organizado, limpo e com visual bonito! Procure manter seu ambiente de trabalho sempre organizado. Assim, ao receber o fiel na secretaria, ele sentirá mais tranquilidade ao encaminhar algum documento de sacramento, na certeza de que nada se perderá no meio de bagunça e desorganização. 

Ter a agenda paroquial em mãos também é imprescindível, uma vez que todas as atividades pastorais devem passar pelo conhecimento da secretaria.     
 

Não esqueça o espiritual
Mesmo a secretaria sendo uma área mais burocrática da comunidade, lá também o fiel deve ser recepcionado e convidado a viver um clima espiritual. Tenha a imagem do padroeiro exposto, se possível também, uma vela acesa em sua honra. 

Procure ter pela secretaria da Igreja, o mesmo zelo e cuidado que se tem quando se está dentro da igreja, de fato, pois a secretaria é a sua extensão. Lembramos que, onde dois ou mais estiverem reunidos em nome da trindade, lá ela estará! Secretaria também é lugar de oração, silêncio e respeito. 
 

Decoração 
É interessante que a secretaria sempre tenha alguma imagem do Papa Francisco, do seu bispo e também, do seu pároco. Assim mostra-se a hierarquia na qual se vive, e sob a responsabilidade de quem a paróquia ou comunidade está. 

A decoração deve ser sóbria e, de preferência, deve respeitar o tempo litúrgico no qual a Igreja está vivendo.
 

Tenha objetos devocionais para oferecer



Sempre que possível, mostre algum item devocional que ajude o fiel na sua oração pessoal, como terços, bíblias, imagens ou, ainda, algum livro interessante. A secretaria da Igreja é o lugar onde o fiel poderá procurar esse tipo de item, a fim de presentear alguém querido. 
 

Mantenha os materiais gráficos da secretaria em dia

É muito importante que, na secretaria, o visitante tenha acesso a folhetos com horários de missa, atividades pastorais, horários de atendimento do padre para aconselhamentos e confissões. 

Se possível, tenha também um mural, com recados importantes, onde a comunidade possa sempre estar acompanhando as novidades que a secretaria disponibiliza e possa se engajar nas causas pastorais.
 

Zelo com o expediente do padre

Sabemos que o padre é o centro das decisões paroquiais. Por isso, muitas vezes, ele acaba precisando dosar bem o seu expediente como administrador da paróquia e pastor das ovelhas. Daí a importância da secretaria de fazer um filtro para que o padre não seja interrompido por alguém inconveniente em determinado momento. 

O ideal é que a agenda do padre seja muito bem organizada e tenha espaço para agendamentos antecipados e, sempre que possível, exista uma folga entre os atendimentos para que o padre possa respirar, descansar e pedir o discernimento de Deus para os próximos.
 
Observando os pontos que elencamos neste texto, a secretaria de sua Igreja será reconhecida como um lugar acolhedor, amigável e onde as pessoas se sentem bem. Assim, as pessoas que procurarem a secretaria, se sentirão valorizadas e poderão demonstrar interesse em se engajar em alguma pastoral ou, movimento.

O trabalho da secretaria é também um trabalho missionário, e é disso que a Igreja precisa, de pessoas que peguem junto e firme na evangelização, que se preocupem com o bem comum, que queiram fazer a diferença no mundo e na vocação que Deus as chamou, servindo aos irmãos como Jesus nos ensinou! 

Se você gostou desse conteúdo, convidamos você a navegar em outros materiais! 

 
 
 
 
 
 
Comente com o facebook
 
 
Um projeto da
 
Conheça nossas soluções
  •  
  •  
  •  
  •  
Redes sociais
  •